Alimentação saudável no inverno

Como resistir ao inverno? Baixando as temperaturas, os convites para comer ficam ainda mais atrativos e nos movimentamos cada vez menos, preferindo o aconchego do sofá e cobertores àquela caminhada na rua.

E quanto ao menu, já pensaram nas comidas associadas ao inverno? Massas quentinhas, borbulhando em molhos cremosos e bebidas com teor alcoólico e açucaradas… Fácil associar o inverno ao ganho de peso e algumas camadas de roupa a mais.

Convido, no entanto, ao exercício contrário. Imagine que em nossa vida, teremos muitos invernos, não seria ainda mais importante passarmos por eles cheios da saúde? A natureza sabiamente nos dá a dica e as frutas que têm sua melhor época de colheita em junho e julho são ricas em vitamina C (Kiwi nacional, Poncam, Laranja Baia e Lima, Carambola, Mexerica, Maracujá, Morango) e boas gorduras (abacate) e nos ajudam a enfrentar os perigos da baixa temperatura, dando aquele reforço na imunidade contra gripes e resfriados!

Coloque frutas no horário do lanche ou de sobremesa e até mesmo para dar aquele sabor extra à água (já experimentou com fatias de laranja e hortelã?). Os chás, sem açúcar e cheios de sabor, podem trazer aquele calorzinho confortável e nos lembrar que suamos menos e por isso mesmo devemos lembrar de hidratar!

Além disso, as refeições quentes não precisam ser gordurosas. Arroz e feijão, uma das melhores combinações de nutrientes da culinária brasileira também combina muito bem com inverno e traz à mesa uma mistura essencial de proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Existem diversos tipos de feijão, como carioquinha, preto, manteiga e de corda, e outros grãos, como lentilha, ervilha e grão-de-bico.

Frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, sementes e nozes protegem contra o câncer, fortalecendo as defesas do corpo e ajudando o intestino a funcionar bem. Procure variar esses alimentos e faça deles a base da sua alimentação, o ano todo.

Aproveite uma das técnicas mais práticas da cozinha e utiliza o forno para assados incríveis! Misture cores, texturas e temperos, acrescente azeite e deixe dourar!

Comer no inverno pode ser uma excelente oportunidade de descobrir novos sabores e paixões pela sua comida!

Escrito por Manoella Vieira da Silva (nutricionista do Hospital Baía SUL) – CRN 10:1225

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *