10 regras para comer melhor

Uma alimentação regrada e balanceada é essencial para manter uma boa saúde. É importante que cada pessoa conheça seu corpo e quais são os alimentos que lhe fazem bem. Conheça 10 regras importantes para comer melhor.

1. Faça de alimentos in natura ou minimamente processados a base de sua alimentação.
2. Dê preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na horas.
3. Coma com regularidade e atenção, em alimentos apropriados e, sempre que possível, com companhia.
4. Planeje o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece.
5. Faça compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados.
6. Desenvolva, exercite e partilhe habilidades culinárias.
7. Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos ou criar preparações culinárias.
8. Seja crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.
9. Evite o consumo de alimentos ultraprocessados.
10. Limite o consumo de alimentos processados.

CONHEÇA A CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS

– Alimentos in natura: são partes de plantas ou de animais, como carnes, verduras, frutas e legumes.
– Processamento mínimo: alimentos minimamente processados passam apenas por processos como limpeza, moagem e pasteurização, que não agregam substâncias. Exemplos: arroz, feijão, lentilhas, cogumelos, farinha de mandioca e massas frescas.
– Alimentos processados: recebem adição de sal ou açúcar para se tornarem mais duráveis e atraentes, como conservas em salmoura, compotas de frutas, carnes salgadas e defumadas, queijos, sardinha e atum em lata e pães.
– Alimentos ultraprocessados: contêm pouco ou nenhum alimento inteiro e muitos aditivos, como corantes e conservantes. Exemplos: salsicha, biscoitos, sorvete, molhos prontos, misturas para bolo, macarrão instantâneo, refrigerantes e congelados.

Fonte: Ministério da Saúde

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