A importância da realização de exames de rotina

 

Quando o assunto é saúde, a ação mais importante é a prevenção. Os exames de rotina são essenciais, já que são responsáveis pelo acompanhamento periódico das funções do corpo. Também chamados de check-up médico, os exames clínicos, de imagem e laboratoriais têm o objetivo de avaliar o estado geral de saúde de um paciente e diagnosticar precocemente doenças que ainda não manifestaram sintomas.

A frequência para realização dos exames de rotina varia de acordo com a recomendação médica, mas o ideal é que adultos saudáveis realizem anualmente, e pessoas com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, ou com fatores de risco, como fumantes e com colesterol elevado, façam o check-up a cada seis meses. Além disso, existem os exames de rotina específicos para mulheres e homens. Lembre-se: a periodicidade faz a diferença para evitar possíveis problemas. Veja agora quais são os principais exames de rotina que devem ser feitos regularmente.

Para mulheres e homens

Além da análise clínica, realizada nas consultas médicas, é comum serem solicitados exames laboratoriais e de imagem. Eles permitem que o médico verifique o funcionamento de alguns órgãos e identifique possíveis infecções e alterações no sangue. Os mais comuns são:
– exame de sangue;
– glicemia;
– hemograma;
– análise de urina e fezes;
– ureia e creatinina;
– ácido úrico;
– colesterol;
– triglicerídeos;
– eletrocardiograma;
– ecocardiografia;
– ultrassonografia;
– raio-x de tórax;
– tomografia computadorizada.
Além desses, podem ser solicitados outros exames, de acordo com o estado geral de saúde da pessoa, como a análise de hemoglobina glicada, no caso de pacientes diabéticos, que avalia a quantidade de glicose circulante no período de três meses.

Para mulheres

Os exames específicos para mulheres são: papanicolau, ultrassonografia transvaginal, laboratoriais hormonais e mamografia (para prevenção do câncer de mama). Mulheres com mais de 40 anos devem realizar esses exames anualmente e, em caso de ocorrência de câncer na família, a partir dos 30 anos. Com eles, o ginecologista pode verificar se existe alguma infecção, cisto ou alteração no aparelho reprodutivo ou nas glândulas mamárias.

Para homens

Assim como as mulheres, os homens também precisam realizar exames preventivos. Os principais são: ultrassonografia de próstata (para prevenção do câncer de próstata), colonoscopia e laboratoriais hormonais. A realização anual desses exames é essencial a partir dos 40 anos.

Realizar exames de rotina é a melhor forma de manter a sua saúde protegida. Encontre um momento para cuidar de você: consulte um médico regularmente e faça o check-up periódico.

A Clínica Imagem incentiva a prevenção e o cuidado. Faça o agendamento do seu check-up de segunda a sexta, das 8h às 20h, ou aos sábados, das 8h às 14h, pelo telefone: (48) 3229-7777.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *