Atividade física pode ser uma aliada ao controle da asma

A asma é uma doença crônica, sem cura, que afeta 6,4 milhões de brasileiros com mais de 18 anos, de acordo com Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ela atinge as vias respiratórias e o pulmão, e gera inflamação e contração dos brônquios, o que reduz a passagem de ar por eles.

Além do acompanhamento médico e do tratamento adequado para controlar a doença, a prática de atividade física pode se tornar uma grande aliada para quem sofre de asma, pois, ajuda a melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e fortalece a musculatura do tórax, promovendo a expansão dos pulmões.

Confira algumas atividades físicas que contribuem para o controle da asma:

Caminhada

A caminhada por cerca de 30 ou 40 minutos diária melhora a circulação sanguínea e a atividade cardiorrespiratória, aumentando assim a captação do oxigênio pelo sangue. Para aproveitar o exercício deve-se experimentar fazer a caminhada no início da manhã ou no final da tarde, quando a temperatura encontra-se mais amena e o indivíduo transpira menos. Nos dias mais frios do ano, caminhar numa esteira dentro de casa ou numa academia de ginástica é mais indicado porque para alguns asmáticos o ar frio da rua pode dificultar a respiração.

Andar de bicicleta

Quem gosta de andar de bicicleta pode aproveitar essa atividade física para fortalecer os músculos das pernas. Inicialmente é recomendado andar devagar, numa ciclovia com pouco movimento para poder aumentar ou diminuir o risco conforme a necessidade. No entanto, andar de bicicleta pode causar dor no pescoço em algumas pessoas devido a altura do celim e do guidom e por isso, só é recomendado andar de bicicleta frequentemente se ela não causar nenhum desconforto.

Natação

A natação é um esporte completo e ajuda a aumentar a capacidade respiratória do indivíduo, porque a respiração da natação deve ser sincronizada para aumentar o rendimento do exercício. Entretanto, se o asmático também tiver rinite alérgica, o cloro da piscina pode dificultar a respiração, mas isso não acontece com todos e por isso é uma questão de experimentar para ver se nota alguma alteração negativa na respiração. Se isso não acontecer é aconselhado nadar 30 minutos diariamente ou fazer 1 hora de natação 3 vezes por semana para beneficiar a respiração.

Futebol

Para quem já tem um bom condicionamento físico, jogar futebol esporadicamente é permitido, todavia essa atividade física é mais intensa e pode ser mais difícil para o asmático. No entanto, com um bom condicionamento físico, é possível jogar futebol semanalmente sem entrar em crise asmática, mas sempre que o ar estiver muito frio, deve-se avaliar a possibilidade de fazer outra atividade física.

Fonte: Ministério da Saúde e Portal Sua Saúde

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