Como envelhecer com saúde

O Brasil possui a quinta maior população idosa do mundo, com cerca de 28 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Atualmente, a proporção de pessoas idosas no país alcançou 13,7% da população geral, ou seja, 27,8 milhões de pessoas. De acordo com as estimativas, em 2030, o número de brasileiros com 60 anos ou mais ultrapassará o de crianças de 0 a 14 anos de idade. No cenário mundial, a estimativa é que o número de idosos passe de 900 milhões para 2 bilhões. Por isso, é importante os jovens seguirem dicas simples para garantir um envelhecimento saudável:

– Mantenha uma alimentação saudável, com grãos integrais, frutas, legumes e verduras. Fonte de cálcio e vitamina D, o leite e seus derivados evitam a osteoporose. As proteínas são aliadas na preservação do sistema imunológico e dos músculos, enquanto as fibras atuam no bom funcionamento do intestino. Já as gorduras boas, auxiliam a prevenir doenças do coração.

– Pratique exercícios físicos regularmente, prevenindo o surgimento de doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, osteoporose, obesidade e colesterol alto.

– Beba bastante água. Ingerir, no mínimo, oito copos de água por dia. Ajuda a melhorar a digestão, reduzir o inchaço, evitar infecções e aumentar a absorção de nutrientes pelo organismo, que passa a funcionar corretamente, elevando as chances de uma velhice saudável.

– Durma bem. 7 a 8 horas por noite é o indicado, pois, a privação no sono pode comprometer a concentração e o raciocínio, gerar ganho de peso e até o envelhecimento precoce. Respeite a necessidade de descanso mental e físico do seu corpo. Assim, na hora de dormir, evite atividades e situações que possam interferir no sono. Lembre-se: quem dorme menos do que o necessário fica propenso a infecções, obesidade, hipertensão, diabetes, além de baixa qualidade e expectativa de vida.

– Mantenha hábitos saudáveis. Evite o cigarro, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e atitudes motivadas pelo estresse no trabalho ou em casa. Esses comportamentos aumentam a produção de radicais livres no organismo, que, em excesso, levam ao envelhecimento precoce e diminuem a saúde. Cultive boas relações e dedique mais tempo ao que te faz sentir bem.

– Exercite o cérebro. Pratique atividades que estimulem o raciocínio, pois, fortalecer o cérebro previne a perda de memória.

Fonte: Organização Mundial de Saúde

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