Conheça os diferentes tipos de exames por imagem

A radiologia é uma das áreas da Medicina que mais avançam em tecnologia e modernidade. Um exame de imagem permite que os médicos possam ver o interior do corpo através de diferentes formas de energia, como raios x, ondas sonoras, campos magnéticos e etc. Conheça as diversas modalidades de diagnóstico por imagem, suas especificidades e benefícios.

  • Ressonância Magnética: É um exame que não utiliza radiação e permite coletar imagens de alta qualidade e detalhamento dos órgãos. A Ressonância Magnética possibilita resultados rápidos e com precisão, podendo ser feito durante a gestação. O exame é realizado através de campos magnéticos e é um dos métodos mais eficazes para diagnósticos por imagem.
  • Tomografia: A tomografia computadorizada transformou a maneira de observarmos as doenças através de imagens em alta qualidade com equipamentos de ponta. Este procedimento permite realizar diagnósticos precoces e medidas preventivas para diversos tratamentos. A tomografia é realizada por um aparelho computadorizado de alta resolução, avaliando em detalhes os órgãos do corpo humano. Este tipo de exame utiliza radiação ionizante, possibilitando uma avaliação detalhada do sistema nervoso central e das artérias coronarianas. Utilizando o contraste é possível realizar, também, uma avaliação detalhada de órgãos como o pâncreas, o fígado e rins, por exemplo.
  • Ultrassonografia: A ultrassonografia é uma técnica não invasiva muito utilizada para reproduzir imagens dinâmicas, em tempo real, de órgãos, tecidos, da rede vascular e fluxo sanguíneo. É um método que não utiliza radiação e não apresenta efeitos colaterais. Para o exame é necessário que se aplique gel sobre a pele para remover o ar e possibilitar a transmissão de ondas sonoras até a área examinada. Essas ondas sonoras se tornam imagens que podem ser obtidas em qualquer orientação espacial. Este procedimento também é utilizado para a localização de lesões.
  • Densitometria Óssea: Através da Densitometria Óssea é possível avaliar as alterações na densidade mineral óssea com alta precisão. É uma maneira excelente de diagnosticar doenças no metabolismo ósseo de forma precoce, como a osteoporose.
  • Histerossalpingografia: é um exame de radiografia, que utiliza contraste, usado para verificar as condições anatômicas dos órgãos reprodutores femininos: útero e tubas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *