Controle sua pressão

Sociedade Brasileira de Cardiologia alerta sobre a necessidade do controle da pressão arterial, evitando os riscos causados pela hipertensão: derrame cerebral, também conhecido como AVC, infarto agudo do miocárdio, doença renal crônica, hipertrofia do músculo do coração, arritmia cardíaca, entre outros. A hipertensão ocorre quando a pressão do sangue causada pela força contração do coração e das paredes das artérias para impulsionar o sangue para todo o corpo acontece de forma intensa, sendo capaz de provocar danos na sua estrutura.

Sintomas e exames

Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser sinais de alerta para alteração na função de bombeamento do sangue. Entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, por isso é importante a medida regular da pressão arterial.

Principais Causas

Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associados a hábitos alimentares não adequados colaboram para o surgimento da hipertensão.

Tratamento e cuidados após o diagnóstico

A hipertensão pode ser controlada e nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos (por indicação médica). Nesse sentido, é imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, com mudança de hábitos alimentares, redução do consumo de sal, atividade física regular, não fumar, consumo de álcool com moderação, entre outros cuidados.