Cuidados antes dos exercícios

A ausência desses procedimentos pode comprometer a qualidade da atividade e o bem-estar da pessoa

Veja como se preparar para atividades físicas:

  1. Mantenha-se hidratado e bem alimentado

A alimentação saudável é essencial para ter energia durante a atividade. Exercitar-se em jejum pode causar tontura ou desmaio. Mantenha-se hidratado e prefira ingerir água ao invés de bebidas açucaras ou isotônicos.

  1. Use roupas confortáveis

Nada melhor que deixar o corpo livre para realizar os movimentos. Atenha-se aos equipamentos de segurança como capacetes e joelheiras. Caso a atividade seja uma caminhada ou corrida, use tênis com meia para fixar o pé e prevenir torções.

  1. Faça alongamento

O alongamento avisa e prepara o corpo para a atividade física. Alongar antes e depois da atividade é importante para evitar lesões, além de ajudar a melhorar a performance.

  1. Busque orientação para atividades mais intensas

Atividades físicas intensas, que promovem a alta performance aeróbica precisam ser prescritas e orientadas pelo profissional de Educação Física. Recomenda-se realizar exame clínico antes de empreender exercícios intensos, pois, sem orientação podem provocar lesões, dores, distensões e até a morte.

  1. Cuidados após a atividade

Alongar-se após a atividade física é tão importante quanto antes do exercício. Alimentar-se de maneira adequada após a prática de atividades físicas evita fraqueza e perda de massa magra (músculo).

Fonte: Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *